A verdade sobre os gurus do marketing digital
Carta aberta sobre como o os gurus do marketing, criaram um celeiro de golpes e esquemas de pirâmide na internet.
Não é de hoje que se vê na internet chamadas sensacionalistas, sobre ganhar grandes cifras, enriquecer, fazer lançamento com números exorbitantes e muitas outras chamadas de mesma categoria, que têm levado pessoas boas e honestas a entrarem no mais atual esquema de pirâmide.
A promessa a princípio parece legítima, afinal nenhum desses “vendedores” diz que é fácil, agora a copy deles claramente diz que: “Não vai ser fácil”, “você vai precisar colocar em prática”, “quem seguiu exatamente minhas orientações conseguiu”… E a lista de argumentos se estende quilometricamente, utilizando-se de gatilhos mentais como escassez, prova social e sempre tem uma “figura de autoridade” por trás de tudo isso.
O que não é falado geralmente, é que grande parte das cifras obtidas por esses gurus do marketing digital, tem sua origem na venda de cursos e palestras para pessoas que querem obter sucesso através dos métodos defendidos por eles, que por sua vez dizem ser métodos mais eficientes para os chamados infoprodutos (produtos digitais que majoritariamente são cursos). Outra coisa que não se fala, é que se você aplicar aquela técnica em outra segmento que não seja o de educação, provavelmente não dará certo. Mais uma que não se conta, você precisa dominar um assunto para produzir seu conteúdo e vender, ou se tornar afiliado e vender o produto do seu professor (que já ganhou um monte através do treinamento, e agora te coloca pra vender o treinamento dele para outras pessoas em troca de comissão).
Tá, mas onde entra o esquema de pirâmide nisso tudo? É bem simples, se o produtor enche uma turma de pessoas que aprendem um método infalível, mas só funciona bem se você vender o curso dele para outras pessoas, o que acontece se você esgotar sua rede de contatos e vender o curso pra todo mundo? Bem, como você eu não sei o que acontece, mas com o guru vendedor de cursos e empreendedor de palco, ele já tem na manga mais 10 variações do curso que será lançado assim que o anterior saturar. Como a turma dele não quer ficar pra trás dos outros que já conseguiram, vão agora tentar através do novo método, ainda melhor, ainda mais infalível e o cara do topo da pirâmide está sempre com o bolso cheio (eles sempre levam alunos para dar seu “testemunho de sucesso”, afinal no meio de milhares alguém acaba por acaso fazendo uma graninha).
Marketing exige experimentação, gestão de risco, administração do negócio, estratégia, estudo do clássico 4Ps do marketing e outras doutrinas testadas e validadas através de anos. Não é uma boa ideia se deixar levar pela emoção, desespero ou mesmo ganância, pois é assim que os gurus do marketing estão levando muitos à ruína, e depois é o marketing que não funciona…
E você, o que pensa sobre esse assunto? (vale compartilhar no zap da família, isso vai ajudar bastante gente a abrir os olhos).